Isso me dá arrepios!

Acabei de assistir a um episódio de Lei e Ordem, SVU, aquele programa de investigação que cuida das vítimas sexuais. Acho que todo mundo, em algum momento, teve um passado de abuso e de assédio e acho que são feridas que ficam por muito tempo numa pessoa, a ponto de estragar sua vida completamente, entregando-a à depressão, drogas, relacionamentos falidos, raiva…

Apesar de achar alguns episódios forçados, acredito que ele esteja perto da realidade, sendo que a realidade é ainda pior. É uma pena que estuprador e pedófilo não brilhem no escuro, pois em cada escola, cada família, deve haver um demente como esse, marcando a vida e destruindo as vítimas.

Se tem uma coisa que as vítimas demoram a entender, é que elas não tem culpa de nada. Elas são vítimas. Essa porra dessa cultura do estupro que temos no mundinho misógino empurra a vítima para a culpa e alega que se ela deixou é porque quis. Aí eu me pergunto, o que uma criança pode fazer contra um adulto? Como uma criança pode entender o que está se passando? Eu não pude entender na época, aposto que isso não acontece. Entender não faz parte do processo do abuso, pois a criança não pode reagir.

A série Lei e Ordem, Unidade de Vítimas Especiais é um alerta para a sociedade. É um bom caso de um programa de televisão trabalhando para a sociedade e alertando para mudarmos essa visão da culpa da vítima e para cuidarmos melhores das pessoas, sejam mulheres, crianças, homens. Todos estão sujeitos ao abuso sexual, todos podem ser alvos de um cretino cínico que nos engana e nos manipula. A série me dá arrepios sim, mas não posso deixar de vê-la. Nem ninguém.

