Homem, você sabe o que é consentimento?

É fácil perceber que muito homem por aí não sabe o que é consentimento. Ele acha que pode pegar fotos íntimas que tirou com a namorada e jogar na internet depois que o namoro acaba para desmoralizar a mina. E sabe que ele é quem vai ser o bonzão e não o cuzão babaca que expôs uma moça ao escárnio público. Na visão dele, o corpo, a vida e as fotos são propriedades suas e, portanto, ele faz o que quiser com aquele material.

Ao que parece, muita gente não sabe o que quer dizer a palavra consentimento, que é a base para tudo na vida, de mãos dadas com o respeito. E não é porque consentimento é um substantivo masculino que um homem tem o direito de fazer com fotos, vídeos ou com a vida de uma mulher o que ele bem entende.

Consentimento é um substantivo masculino que expressa a ação de consentir, e significa dar permissão ou licença para que determinado ato seja praticado.

O consentimento acontece quando existe uma livre vontade, de forma a que seja tomada uma atitude para que um fim seja alcançado. É uma maneira de concordar e conceder aprovação a alguém.

O consentimento é algo que precisava ser ensinado desde cedo para as pessoas. Mas aos meninos ensina-se que o mundo lhes deve algo, que ele está lá para ser conquistado pelos homens e que tudo deve girar ao seu redor. Basta ver que em qualquer discussão feminista existe um homem para questionar “mas iuzomi?”. Este tipo de cegueira se deve ao fato de ele achar que mundo gira ao seu redor e que, portanto, outras pautas, especialmente daquelas que são minorias em direitos, não são importantes.

dita von teese

Ser ensinado desta forma é perigoso. A partir do momento em que surgir uma decepção, muitos deles se desequilibram, se desesperam, agem inconsequentemente, até com violência. Imagine então para um homem com esse pensamento se uma mulher lhe diz “NÃO, CANSEI, NÃO QUERO MAIS VOCÊ, ME DEIXE EM PAZ.” Como ele não entende o conceito de NÃO, vai parecer que aquilo é uma verdadeira afronta à sua posição de macho dominador, onde tudo deve ser a seu favor.

Como ele não entende, também, a questão do consentimento, ele entende que ninguém pode lhe dizer não, especialmente as mulheres, cuja vida e vontades ele aprendeu a entender que é de sua propriedade. Portanto, ela não tem vontades, a não ser satisfazer as dele e não pode se pôr contra algo, ainda mais se ele for contra aquilo. Se ela tira fotos na intimidade, ou se deixa ser filmada na hora do sexo, louca de vontade de dar para ele, aquilo foi CONSENTIDO. Mas consentir num momento íntimo não é assinar um contrato de uso de imagem que o deixe vazar as imagens dela na primeira frustração.

Quando você confia em um companheiro para tirar suas fotos em momentos íntimos, aquilo é uma cumplicidade, um voto de confiança. Quando uma mulher resolve transar com um homem, isso também é uma cumplicidade, um voto de confiança. Quando não se tem o consentimento de alguém para fazer o que quer que seja, isso é CRIME. Se um homem pega as fotos de uma mulher e lança na rede, ele quebrou a confiança. Se ele praticou sexo contra a vontade da mulher e a ESTUPROU, isso é crime. Não importa se ela estava caída de bêbada na festa. Ela não consentiu. Seu corpo não está lá para o uso de alguém. Se ela quis tirar fotos da intimidade para curtir com o namorado e ele vazou as fotos de propósito para desmoralizar a moça, isso é CRIME.

triste

Percebe como tudo gira ao redor do consentimento? E não interessa como seu relacionamento acabou. Se foi em barraco, se foi de boa, se foi por SMS, se alguém traiu, se você saiu ferido. Afogue suas mágoas num pote de sorvete e assista Friends por uma semana, mas tenha respeito pela outra pessoa, por mais raiva que você tenha sentido, por mais frustração que você sinta. Não quer ver mais a pessoa nem pintada de ouro? Apague todas as fotos, contatos, emails, tire a lembrança da pessoa de perto, MAS NÃO A EXPONHA À HUMILHAÇÃO PÚBLICA. Tem gente que não aguenta todo o chorume que surge por causa de homem babaca com dor de corno ou seja lá qual for a dor dele e morre por causa de um otário que não percebe que para seu ego ficar inflado ele está DESTRUINDO uma pessoa.

As revistas VIP e Sexy soltaram editoriais essa semana sobre o episódio lamentável que aconteceu com diversas atrizes e modelos, como Jenifer Lawrence e Kirsten Dunst, onde suas contas no iCloud foram invadidas e as imagens PRIVADAS foram colocadas na internet. Se duas revistas voltadas para o público masculino se posicionaram com repúdio ao que aconteceu à elas, como que tem gente ainda condenado essas mulheres? Começou o chorume de sempre de “se não quer ser exposta, não tire foto”. Não diga aos outros o que eles devem fazer. Quem é você para dizer que a pessoa não tem que tirar fotos de seu corpo, com seu celular, na sua intimidade?? Quem é você? O mesmo asno que xingou Carolina Dickman ou Jenifer Lawrence é o mesmo bocó que estufa o peito e encolhe a barriga na frente do espelho e tira selfie!

O mesmo homem que reclama que é vigiado pela NSA é o mesmo que compartilha e divulga fotos íntimas e chama das mulheres de vagabundas. Essas fotos não são um “escândalo”. Essas fotos são CRIMES SEXUAIS, porque a privacidade das pessoas não é da conta de ninguém. Existe uma diferença GRITANTE entre a mulher que faz um ensaio nu para a Playboy e a moça que tirou fotos íntimas para mandar para o namorado. A primeira situação tem consentimento, a segunda não, mas tem gente que não entende um conceito simples seja por desonestidade intelectual, seja por burrice, seja por canalhice, ou por todas as coisas juntas.

sad woman

Você não tem consentimento? Não faça nada. Recebeu vídeos ou imagens vazadas de QUEM QUER QUE SEJA? JOGUE FORA, APAGUE DO COMPUTADOR, NÃO COMPARTILHE, NÃO VEJA, NÃO BATA PUNHETA, NÃO FAÇA PORRA NENHUMA, SIMPLESMENTE SE LIVRE DAQUILO, POIS NÃO TE PERTENCE. Aquilo NÃO TE PERTENCE. Pare de ser babaca, pare de culpar a vítima, pare de compartilhar o que não é TEU!


Vazar fotos íntimas faz de você um covarde

Fotos de Jennifer Lawrence nua vazam na net

Exposição de fotos sem autorização da vítima, até quando?

Reflexões sobre as fotos vazadas

Anúncios